imagem do convite para o painel “Uma experiência tripartite de promoção de trabalho decente para pessoas com deficiência” em Conferência da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Enap presente na 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

junho 8, 2018 11:32 am Publicado por Deixe um comentário

As servidoras Emanuella Santana e Anna Paula Feminella, integrantes do Comitê-Gestor do Programa de Inclusão, serão as representantes da Enap na 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

A Conferência, que tem como tema principal  “Deixando ninguém para trás através da implementação completa da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD)”, acontecerá em Nova Iorque, de 12 a 14 de junho próximo.

A previsão é de que haja 1200 pessoas representando os 177 países signatários da Convenção. A delegação brasileira é liderada pelo Ministério de Direitos Humanos, que tem como um de seus objetivos no evento a eleição de Mara Gabrilli no Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O Comitê é responsável pela fiscalização das medidas de promoção de direitos das pessoas com deficiência pelos países. A principal defesa de seu nome é o fato da deputada ter sido relatora do texto final da LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), instrumento legal que regulamentou a CDPD no Brasil.

Na oportunidade, Anna Paula Feminella apresentará o Programa de Inclusão da Enap no painel “Uma experiência tripartite de promoção de trabalho decente para pessoas com deficiência”, que será coordenado pela OIT – Organização Internacional do Trabalho – e que tem como objetivo debater sobre boas práticas de promoção de trabalho decente em iniciativas que advém de governos, empregadores e trabalhadores.

Para saber mais:

CDPD – Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi adotada pela Assembleia Geral por meio de sua resolução 61/106, de 13 de dezembro de 2006 e entrou em vigor em 3 de maio de 2008. A Convenção se tornou o primeiro tratado internacional de direitos humanos texto constitucional. O Brasil também ratificou o Protocolo Facultativo da Convenção, comprometendo-se com metas de inclusão de pessoas com deficiência. Assim, o país é monitorado pelos resultados que apresenta nas Conferências dos Estados Partes da CPDP.

Na 11ª COSP serão discutidos os seguintes subtemas:

  1. Espaço fiscal nacional, parcerias público-privadas e cooperação internacional para fortalecer a implementação da CDPD
  2. Mulheres e meninas com deficiência
  3. Participação política e reconhecimento igual perante a lei

 

Outras informações:

https://www.un.org/development/desa/disabilities/conference-of-states-parties-to-the-convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities-2/cosp11.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *