Experiências internacionais

Em 2018 a Enap sediará dois eventos internacionais sobre a temática da deficiência.

  1. Seminário Internacional sobre Avaliação da Deficiência, dias 26 e 27 de junho. Será organizado e coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Ministério de Direitos Humanos. A temática da avaliação da deficiência é da mais alta pertinência, dada a necessidade do governo federal regulamentar o artigo segundo da Lei Brasileira de Inclusão – Lei 13.146/2015. A LBI prevê que a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional. Até o momento esse modelo está sendo elaborado por uma comissão interministerial. O Seminário oportunizará conhecer como outros países “migraram” do modelo médico para o modelo biopsicossocial.

  2. Seminário Internacional sobre Empregabilidade das Pessoas com Deficiência, dias 30 e 31 de outubro. Tema da mais alta relevância para a inclusão social de pessoas com deficiência, o Seminário proporcionará a análise de políticas públicas envolvidas na resolução do problema da baixa taxa de empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado formal. Nesse evento o Comitê-Gestor do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap também contribuirá com o debate sobre a inclusão profissional na Administração Pública Federal. Apresentaremos dados e análises sobre a política de reserva de vagas de pessoas com deficiência em concurso público, o perfil de servidores(as) com deficiência e principais desafios encontrados por estes(as) em seu desenvolvimento profissional.

A Enap também comporá a delegação brasileira na 11ª Conferência dos Estados Parte da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CdEP/CDPD, na sede das Nações Unidas na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América, de 12 a 14 de junho de 2018. Para saber mais sobre o evento:

https://www.un.org/development/desa/disabilities/conference-of-states-parties-to-the-convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities-2/cosp11.html

Relatório da Conferência Zero Project+ 2017

https://20cxh614hon119kmcx49v25h-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2018/02/Zero-Project-Report-2018-on-Accessibility.pdf

Outros links:

http://www.businessdisabilityforum.org.uk/media-centre/news/disability-smart-awards-2017-winners-announced/

http://www.bbc.co.uk/diversity/workforce

https://www.unicef.org/disabilities/index_90418.html

BAIXE AQUI O ARQUIVO