No lado esquerdo do card, rosto de um estátua na cor branca. Por cima do desenho, o título: Acessibilidade em Ambientes Culturais, na cor preta. No lado direito do card, o seguinte texto: “Com o objeitvo de dar continuidade a proposta de formação em acessibilidade em abientes culturais para a promoção da cidadania cultural das pesssoas com deficiêncoi, a Universidade Federal do Rio de Janeiro realizará Encontro, que contará com minicursos e lançamentos de livros. 1 de junho de 2017 – quinta-feira; 14 às 16h – Mini cursos: O que os olhos (não) vêem: teatro e não vidência, por Jefferson Fernandes Alves; 18 às 19h30 – Palestra: Acessibilidade em Espaços Culturais Brasileiros por meio de recursos de comunicação sensorial, por Viviane Serraf e lançamento do seu livro. Acessibilidade em Espaços Culturais – Mediação e Comunicação Sensorial; 19h30 às 21h – Palestra: Lei Brasileira de Inclusão. Lançamento do ivro: Lei brasileira de Inclusão Comentada – Projeto Mobilização para Autonomia – FEAC/Campinas; Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ AV. Rui Barbosa, 762 – térreo, Flamengo, RJ”.

Acessibilidade em Ambientes Culturais é Tema de Evento na UFRJ

dezembro 20, 2017 1:20 pm Publicado por

No dia 1º de junho (quinta), a partir de 14h, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza o encontro “Acessibilidade em Ambientes Culturais“, com o oferecimento de palestras, dois minicursos e lançamentos de livros sobre o tema, no Fórum de Ciência e Cultura.

A UFRJ é uma instituição pública de destaque no campo de formação em acessibilidade cultural para pessoas com deficiência por meio de diferentes atividades, como a Pós-graduação lato sensu em Acessibilidade Cultural.

O Encontro é realizado com o objetivo de dar continuidade à proposta de formação em acessibilidade em ambientes culturais para a promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência. A iniciativa faz parte das ações colaborativas da rede de formação nessa área, por meio da cooperação entre as universidades federais do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e o Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

O evento acontece no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado na avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

PROGRAMAÇÃO

1º de junho (quinta)

14h às 16h – Minicurso: “Design para Experiência Multissensorial em Museus”, com Eduardo Cardoso.

Diante do atual cenário cultural, social, político e demográfico, a diversidade de públicos deve ser considerada e plenamente acolhida com igualdade de oportunidades. Para tanto, compreender e empregar recursos multissensoriais torna-se essencial para promoção da experiência de todos os visitantes nos museus, incluindo as pessoas com deficiência. Muitas das soluções motivadas pela acessibilidade beneficiam toda a população, uma vez que os sentidos podem ser potencializados com o oferecimento de diferentes oportunidades sensoriais. No minicurso, serão apresentados conceitos gerais e diferentes estudos de casos que ilustram o tema.

‘Eduardo Cardoso’ é arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design (PgDesign)/UFRGS. É professor do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Núcleo Interdisciplinar Pró-cultura Acessível da Pró-reitoria de Extensão da UFRGS.

16h às 18h – Minicurso: “O que os Olhos (não) Veem: Teatro e Não Vidência”, com Jefferson Fernandes Alves.

Evgen Bavcar é um fotógrafo cego que nos convida a pensar a cegueira como campo epistêmico e estético que pode desencadear possibilidades de exercitar olhares tiresianos que olham o mundo de forma diferente, pressupondo movimentos alteritários. Nesta perspectiva, propomos exercícios em torno de jogos improvisacionais que mobilizem a não vidência e os fundamentos da audiodescrição para o desencadeamento de práticas em teatro orientadas pela não vidência. Tal proposição se apoia nas atividades desenvolvidas no projeto de extensão “O que os Olhos (Não) Veem: Teatro e Não Vidência”, no qual exploramos as possibilidades pedagógicas e artísticas de abordar o teatro pela contraposição de sua natureza oculocêntrica: um lugar de onde se ver.

‘Jefferson Fernandes Alves’ é graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestre em Ciências Sociais (1997) e doutor (2004) em Educação pela mesma universidade. É professor Adjunto do Departamento de Práticas Educativas e Currículo, do Centro de Educação/UFRN e do Programa de Pós-graduação em Educação/UFRN, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Jefferson orienta e realiza pesquisas na área de Ensino de Artes e Deficiências, com ênfase em Fotografia e Teatro na interface com a deficiência visual.

18h às 19h30 – Palestra “Acessibilidade em Espaços Culturais Brasileiros por Meio de Recursos de Comunicação Sensorial”, com Viviane Sarraf.
Lançamento do livro: “Acessibilidade em Espaços Culturais – Mediação e Comunicação Sensorial”, de Viviane Sarraf.

19h30 às 21h – Palestra “Lei Brasileira de Inclusão”, com Lincoln Cesar Moreira – Fundação de Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC).

Comentaristas: Anna Paula Feminella – Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Viviane Sarraf – Museus Acessíveis.

Coordenação: Vania Mefano – Curso de Terapia Ocupacional (UFRJ).

Lançamento do livro: “Lei Brasileira de Inclusão Comentada” – Projeto Mobilização para Autonomia – FEAC/Campinas.

Realização:

Faculdade de Medicina da UFRJ

Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural/UFRJ

Departamento de Terapia Ocupacional /UFRJ

Fórum de Ciência e Cultura /UFRJ

Fórum de Acessibilidade e Inclusão/UFRJ

FEAC e Ação para Autonomia

Apoio:

Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural

Ministério da Cultura – MinC

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Museu da Geodiversidade da UFRJ

SIMAP/UFRJ

Restaurante Universitário/UFRJ

 

fonte: http://forum.ufrj.br/index.php/2-uncategorised/574-acessibilidade-em-ambientes-culturais-e-tema-de-evento-na-ufrj

Comentários estão fechados.