Inclusão Social e Funcional
Compreendendo ações referentes à reserva de vagas para o acesso e a permanência de servidoras(es) e estagiária(os) com deficiência; acompanhamento da reserva de vagas das empresas terceirizadas contratadas pela Enap; criação de condições para atendimento prioritário às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida; ações inclusivas em parceria com organizações da sociedade civil; e desenvolvimento de estratégias para inclusão de docentes com deficiência na Enap.
Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística
Compreende medidas de eliminação das barreiras arquitetônicas nas dependências da Enap (desníveis, obstáculos, tipos de pisos, calçadas, vias, jardins, instalação de elevadores etc.); adaptação de mobiliário (mesa de trabalho, balcão de atendimento, entre outros); envolvimento na resolução dos problemas de acessibilidade no entorno da Enap (passagem para pedestres, ponto de ônibus, calçadas etc.); veículos adaptados e equipamentos para mobilidade.
Acessibilidade Comunicacional e Tecnológica
Acessibilidade Comunicacional e Tecnológica – envolve a disponibilização de conteúdos e documentos em versões acessíveis; estabelecimento de diretriz comum para ações de comunicação e divulgação; identificação de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida para toda e qualquer atividade desenvolvida pela Escola; ações que viabilizem que a Enap tenha capacidade permanente instalada para interpretação em Libras.
Inovação e Educação Inclusiva
abrange o desenvolvimento e a difusão de conhecimentos, estratégias de gestão, cursos e eventos que abordem a temática da deficiência pelaperspectiva dos direitos humanos, a gestão inclusiva na Administração Pública e a implementação de políticas públicas de forma a reconhecer as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida como sujeitos de direitos, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para tanto, prevê como ações: o levantamento e a revisão de conteúdos de cursos que poderão abordar a temática deficiência e atualização à Lei nº 13.146, de 2015; capacitação de servidoras(es), terceirizadas(os) e estagiárias(os) da Enap para atendimento ao público com deficiência; identificação e levantamento das necessidades de desenvolvimento de competências das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que compõem o público-alvo da Enap.