Enap realiza seminário sobre práticas inclusivas na Gestão Pública

dezembro 20, 2017 1:03 pm Publicado por

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (14), o Seminário de Práticas Inclusivas na Gestão Pública. A atividade, que faz parte da programação da Semana da Inclusão de Pessoas com Deficiência, foi ministrada pelos seguintes palestrantes: Cláudia Madoz (Governo do Distrito Federal); Adriana Jannuzzi (Câmara de Deputados); e Andrei Soares (Ministério dos Direitos Humanos).

A atividade teve como objetivo difundir práticas de gestão inclusivas na administração pública e refletir sobre a deficiência e aspectos que impactam na efetividade de políticas públicas para pessoas com deficiência.

Alguns dos temas discutidos foram: Definição de deficiência; Políticas Públicas de Prevenção à Violência da Pessoa com Deficiência; Quem são as Pessoas com Deficiência?; Deficiência = impedimentos x barreiras; Tipos de barreiras; Obrigações do Estado; A Análise Comparada de Vulnerabilidade (ACV); Violência: Registros Existentes; e Como enfrentar a vulnerabilidade no território? O que funciona?.

Em sua palestra, Andrei Soares abordou o tema Políticas Públicas de Prevenção à Violência da Pessoa com Deficiência – Desafios e Potencialidades. Segundo ele, “as pessoas com deficiência têm chances menores do que a média da população de registrar agravos de violência física, psicológica e sexual, mas estão mais vulneráveis à financeira e à negligência”. “Tal achado se explica em grande medida por duas variáveis endógenas à deficiência: o menor acesso ao espaço público onde prevalece a violência física e a menor autonomia, que tende a gerar subnotificação. Já as taxas de vitimização de pessoas com deficiência por agravos ocorridos no domicílio é maior do que as do resto da população”, disse.

Sobre a Semana de Inclusão – As atividades têm como objetivo ampliar a visibilidade sobre a agenda da promoção de direitos das pessoas com deficiência e debater desafios para a gestão das políticas públicas, dentre os quais se inserem a gestão inclusiva da máquina pública e o reconhecimento das especificidades das pessoas com deficiência, no sentido de promover a equiparação de direitos e oportunidades de participação social.

A programação da Semana de Inclusão reúne diversas atividades voltadas para experiências que buscam a construção de empatia em relação às pessoas com deficiência por aquelas que ainda não têm proximidade com a temática. Os debates envolvem aspectos relacionados à gestão de recursos de acessibilidade para a superação das barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais, tecnológicas, entre outras, para o alcance da efetividade das políticas públicas para esse segmento populacional.

A atividade é organizada pelo Comitê-Gestor do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Enap, instituído em 25 de julho de 2017, e conta com a parceria de diversas instituições e de ativistas que atuam na defesa de direitos das pessoas com deficiência.

fontehttp://www.enap.gov.br/web/pt-br/noticias/-/asset_publisher/LviHFVBrASPU/content/enap-realiza-seminario-sobre-praticas-inclusivas-na-gestao-publica/586010;jsessionid=EF9CB669F8CAA90E52A42967374A74D6

Comentários estão fechados.