Enap realiza oficina de design thinking sobre atendimento em libras.

Enap realiza oficina de Design Thinking sobre atendimento em Libras

dezembro 20, 2017 1:10 pm Publicado por Deixe um comentário

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realiza, até esta sexta-feira (8), a Oficina de Design Thinking sobre Atendimento em Libras nos Serviços Públicos Federais. A atividade é uma parceria da Escola com a Diretoria de Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Inova/MP) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SNPD/MMIRDH).

O encontro tem como desafio buscar soluções para o atendimento adequado a pessoas surdas usuárias de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos serviços do governo federal. A maior parte dessas pessoas, especialmente as mais vulneráveis socioeconomicamente, não se comunicam bem em português e, ao serem atendidas presencialmente, precisam do apoio de um tradutor/intérprete de Libras. Desde 2005, um decreto já lhes dá esse direito no atendimento em órgãos públicos.

Durante a oficina, que é baseada na metodologia de planejamento da inovação e Design Thinking, serão formados grupos contendo perfis diferentes: usuários (pessoas surdas), intérpretes, servidores que trabalham com atendimento, órgãos gestores e especialistas em design, sistemas de computação, programação web e acessibilidade digital.

Os grupos refletirão a respeito de soluções possíveis, levando em conta todos os âmbitos da questão, segundo a experiência e capacidades de cada integrante. O objetivo é buscar uma solução para intermediar, em tempo real, a demanda dos órgãos (com a chegada de cidadãos surdos em busca de atendimento) e a oferta de tradução/interpretação por vídeo a distância.

A coordenadora-geral de Gestão da Informação e do Conhecimento da Enap, Andrea Andrade, ressaltou que “a Enap tem buscado promover e mediar eventos de inovação que busquem soluções aos desafios enfrentados pelo governo federal”. Ela lembrou que, em agosto, a Enap fará a inauguração do Laboratório de Inovação, que será um espaço físico de inspiração e criatividade, para redesenho de serviços públicos e desenvolvimento de projetos.

fontehttp://www.enap.gov.br/web/pt-br/resultado-pesquisa/-/asset_publisher/LviHFVBrASPU/content/enap-realiza-oficina-de-design-thinking-sobre-atendimento-em-libras/586010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *