Diversidade no servico publico federal e tema de seminario realizado na enap.

Diversidade no Serviço Público Federal é tema de seminário realizado na Enap

dezembro 20, 2017 1:13 pm Publicado por Deixe um comentário

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (5), o Seminário Diversidade no Serviço Público Federal. A atividade foi promovida pela Coordenação-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e pela Coordenação-Geral de Formação da Escola, no âmbito da 18ª edição do Curso de Formação para Analistas de Planejamento e Orçamento e da Semana de Ambientação da Turma do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.

Em sua apresentação, a coordenadora-geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Michelle Morais, falou sobre o conceito de diversidade e as diversas abordagens do tema, bem como sobre o processo de seleção para o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola e o esforço para que a seleção fosse feita de modo a contemplar a diversidade. “Temos que fazer sempre o exercício de retirar dos nossos olhos os filtros que nos impedem de ver a diversidade, e depois de feito isso, contribuir para a diminuição do desequilíbrio e da desigualdade”, disse.

O secretário especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, elogiou a iniciativa da Enap de realizar o seminário e ressaltou a necessidade de que outros eventos como esse sejam realizados. Ele também listou diversas ações afirmativas que têm sido feitas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e enfatizou que “essas políticas são um jeito de combater a discriminação e o preconceito, e que buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos”.

Já o servidor da Coordenação de Diversidade e Cidadania da Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Seplan/MP), Descrição da imagem 2: alunos do seminário no auditório da Enap.Eduardo Gomor, enfatizou a importância da inclusão das agendas transversais no PPA e como tais temas podem ser monitorados pela Seplan. Explicou que ações afirmativas não devem ser somente ações do setor público, mas também da iniciativa privada. Além disso, listou mitos e realidades sobre as ações afirmativas, esclarecendo que “as ações não devem ser vistas como benefícios, ou como injustas, pois cada uma delas têm uma razão pela qual é necessária e busca acabar com um histórico de injustiças e direitos que não foram garantidos”.

O consultor legislativo do Senado Federal, Mário Lisbôa Theodoro, frisou que o papel do Estado como desenvolvedor de políticas públicas é levar em conta a diversidade, pois, caso contrário, ele pode passar a ser um dos criadores de desigualdade. “O Brasil é um país naturalmente diverso e historicamente desigual. Não podemos deixar que isso continue assim”, disse.

Por fim, a servidora da Coordenação-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Anna Paula Feminella, falou sobre a inclusão de pessoas com deficiência no setor público. Ela destacou o Comitê de Inclusão na Enap, criado recentemente com o objetivo de prospectar conhecimentos e capacitar servidores públicos para gerirem a Administração Pública e as políticas públicas de forma inclusiva. “Desenvolver ações que viabilizem a plena participação das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida nos ambientes e atividades da Enap é o nosso intuito”, destacou Feminella.

fontehttp://www.enap.gov.br/web/pt-br/noticias/-/asset_publisher/LviHFVBrASPU/content/diversidade-no-servico-publico-federal-e-tema-de-seminario-realizado-na-enap;jsessionid=5A4288F3F156F31A5D427B0C18C8EA05?redirect=http%3A%2F%2Fwww.enap.gov.br%2Fweb%2Fpt-br%2Fnoticias%3Bjsessionid%3D5A4288F3F156F31A5D427B0C18C8EA05%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_LviHFVBrASPU%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *